COMPOSIÇÃO - A MAIS FORTE FORMA DE OLHAR

 

“We don’t make a photograph just with a camera, we bring to the act of photography all the books we have read, the movies we have seen, the music we have heard, the people we have loved.”
―Ansel Adams

 

A frase "Nós não fazemos uma fotografia somente com uma câmera, nós trazemos ao ato de fotografar todos os livros que já lemos, os filmes que já vimos, a música que já ouvimos, as pessoas que amamos", de Ansel Adams é extremamente poética e forte, e diz muito sobre a fotografia. A técnica é a base para se conseguir fazer as fotos que queremos, mas o lado pessoal é decisivo na hora de "assinarmos" nossas fotos.

Este curso foi formatado a partir da compilação de conceitos técnicos de design e psicologia, e pontos de vista de diversos fotógrafos clássicos e modernos, além das minhas experiências pessoais. O curso apresenta diferentes visões e ideias, para ajudar os participantes a desenvolverem sua própria assinatura visual.

 

O nome do curso é uma homenagem ao fotógrafo Edward Weston, autor da frase "“Good composition is merely the strongest way of seeing.”

 

Objetivos:

Conhecer princípios e técnicas de composição fotográfica considerando teorias de design e psicologia do olhar; trabalhar na adequação destas técnicas com a visão pessoal de cada aluno; incrementar o senso crítico dos alunos sobre bases mais sólidas. 

Como construir uma boa foto, usando a câmera não como mero gravador de imagens, mas como uma ferramenta de registro de suas idéias e emoções.

 

Alguns dos tópicos abordados:

  • ​Fotografia é arte?

  • Fotografia vs. Realidade

  • Conceitos básicos de design - Princípios e Elementos​

  • O porque de certas regras consideradas "boas maneiras fotográficas"

  • A percepção GESTALT

  • A reação do olhar ao quadro (equilíbrio, tensão, peso visual)​

  • A visão 3D transportada para o plano bidimensional e as implicações disso

  • A importância das cores, interpretação, impactos positivos e negativos do uso da cor

  • O PB como forma de expressão, o que impacta em PB e o que não vale converter

  • Menos é mais, como concentrar a atenção e valorizar motivos

  • Abstração, textura, ritmo

  • A perspectiva como elemento de composição: Variações de um mesmo tema em diferentes distâncias focais, a importância da distância focal da lente na composição (distorções, profundidade de campo, distância aparente entre planos, etc)

  • Uso de abertura como elemento de composição, incluindo distância hiperfocal

  • Uso de velocidade como elemento de composição, incluindo uso de filtros de densidade neutra (introdução teórica ao tema)

  • Uso do flash em conjunto com luz natural (fill in flash); introdução e discussão de exemplos sobre como usar flash em composições em que a luz principal vem do fundo.

  • Light Painting, um elemento adicional em fotos noturnas

 

"O maior desafio não é fotografar de forma simples os objetos diferentes e exóticos, é fotografar de forma diferente os motivos mais simples e usuais."

 

A carga horária teórica deste curso é em torno de 15 horas/aula, distribuídos em 5 sessões de 3 horas cada, contemplando aí um intervalo para café; há ainda uma prática de campo com 3 horas de duração. Esta carga pode variar um pouco para mais ou para menos, dependendo da participação dos alunos, já que parte do curso é interativa, com "dever de casa" em 3 das 4 aulas e discussão de fotos correlatas (fotos do próprio acervo dos alunos, caso haja, que atendam determinadas características discutidas em classe).

Opções oferecidas para esse curso:

Turmas sob demanda ou pre-agendadas com frequência semanal a definir, desde uma aula por semana até turmas reduzidas intensivas de final de semana;

Como é um evento semi-particular ou particular, há flexibilidade para esta definição.

Local regular da teoria: Copacabana, ao lado da estação Cantagalo do Metrô.

Turmas sob demanda em São Paulo ou outras cidades, para grupos fechados (fotoclubes, etc)

 

Para aulas em Copacabana, RJ: Valor do curso R$ 640 em 2x, ou R$ 599 à vista, considerando turmas mínimas de 3 alunos, máxima de seis.. Para aulas particulares, outros locais e quantidades de alunos menores que 3, valores sob consulta.

 

VOLTAR   ANTERIOR  PRÓXIMO

 

 

© 2018/08 por Ary Amarante - todos os direitos reservados

  • facebook