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PADI MASTER UW PHOTOGRAPHER

 

Este treinamento é direcionado àqueles que já possuem seu equipamento de foto (compacta, mirrorless ou DSLR) e querem otimizar seu desempenho com o mesmo em todas as vertentes da foto sub, ou àqueles que desejam aprender um pouco mais antes de adquirir equipamentos  mais sofisticados, usando equipamentos alugados.  O plano de aulas é um roteiro básico que pode ser customizado conforme as necessidades e conhecimento de cada aluno.

 

Limitação da turma:

De um ao máximo de 4 alunos (dependendo do local das aulas, podem ser apenas dois), para que possa haver o acompanhamento detalhado das atividades práticas, e uma customização adequada aos equipamentos de cada um.

Espera-se que os alunos tenham noções básicas de foto, para que haja um mínimo de familiaridade com termos como abertura, velocidade, etc.

 

Programa teórico:

    Discussão sobre os equipamentos fotográficos que serão utilizados no curso (DSLR, mirrorless ou compactas). No caso de compacta, para um aproveitamento melhor do curso, é recomendável possuir pelo menos lente acessória grande angular. Há a opção de  aluguel de equipamentos tanto DSLR como câmera compacta compatível com acessórios, e os acessórios de compacta; valores sob consulta.
    Técnicas de exposição de luz aliadas a composição (a exposição como elemento de composição da foto). Revisão breve do comportamento da luz na água; Profundidade de campo como elemento de composição; uso de abertura e velocidade para determinar a ênfase no fundo da foto (background), e até mesmo eliminar o fundo quando desejado;
    Uso de flash externo; um ou dois flashes, diferença de posicionamento em cada caso; como minimizar a iluminação de suspensão, posicionamento em fotos verticais; equilíbrio entre luz do flash e natural quando aplicável. - relação flash - abertura - ISO; como obter a melhor relação, como obter mais cores evitando a "briga" da luz natural com a artificial.
    Composição fotográfica: espaço principal e negativo, macro, peixes parados e em movimento; paisagens, pessoas (modelos propositais e uso de pessoas que passam ou estão no grupo sem que estas posem especificamente; tendências diferentes no uso de modelos, como por exemplo padrões de competição); a determinação do objeto principal; cor como atração do olhar (quando ajuda e quando prejudica); textura; fotos abstratas; tridimensionalidade das imagens; impactos decorrentes da orientação do motivo principal em relação ao quadro; molduras dentro da moldura, etc.
    Interação adequada do fotógrafo sub com o meio ambiente marinho: Limites de atuação do fotógrafo para que tenha segurança e ao mesmo tempo não prejudique os seres do fundo.

 

Discussão de casos

De composição: Diversos exemplos de fotos, incluindo fotos dos próprios alunos selecionadas por estes para o curso; na análise serão considerados os dados EXIF, veremos como utilizar esta ferramenta na análise técnica, além da análise estética das imagens com base na teoria discutida anteriormente.

De situações: Como agir técnica e esteticamente em situações diversas como por exemplo: fotos com luz natural, contra-luz, fotos em águas profundas, fotos de pessoas, fotos de peixes ariscos ou irrequietos, fotos noturnas.

 

Prática

Duas ou Três saídas de mergulho, com 3 ou 4 mergulhos diurnos e um mergulho noturno (dependerá do local dos mergulhos e das condições de tempo e mar). Opção VIP de saídas exclusivas para o curso (instrutor e alunos) no liveaboard Enterprise, ou em locais específicos como Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Recife e Noronha, sob consulta.

Revisão das fotos feitas após cada dia de mergulho (duas revisões no total); a segunda revisão pode ocorrer à distância, via internet, caso a logística de viagens não permita uma revisão imediatamente após os mergulhos do segundo dia.

 

Investimento no curso:

Como os custos são variáveis, o valor do curso deve ser discutido em função da quantidade de alunos, local, infraestrutura, necessidade ou não de transporte, etc.

 

CERTIFICAÇÃO EXCLUSIVA PADI MASTER UW PHOTOGRAPHER, especialidade distinta homologada por Ary Amarante junto à PADI.

 

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