Ary Amarante
Fotógrafo, impressor fine art & instrutor de fotografia
STROBIST STUDIO
Este é um novo curso, desenvolvido ao longo de alguns meses nos quais estudei tecnicas com diversos especialistas, e pratiquei com os diversos equipamentos citados neste descritivo. O curso se propõe a explicar o uso de flashes portateis desde os conceitos basicos de seu funcionamento atéseu uso de forma criativa, explorando o uso simultaneo de até4 unidades, com diversos tipos de modificadores e a explicacão do porque de seu uso, incluindo pratica em ambiente externo e estúdio.
Carga horaria aproximada:
4 a 5 horas de aula teorica com slides, em sala de aula
3 horas em locação, diurna
3 horas em estúdio
2 horas revisao de material em sala de aula – fechamento do curso
total de 12 a 13 horas /aula
Opções de distribuição das aulas:
aulas teoricas em duas noites, em dias uteis + aulas praticas em um final de semana, sabado e domingo
ou
3 dias em dois finais de semana; uma aula teorica longa em um sabado, 2 praticas no final de semana seguinte.
A definicao de datas pode ser em turmas pré-marcadas ou em ajuste com os alunos interessados. Expectativa de início: segunda semana de Novembro 2017.
Pré-requisitos:
-
Precisa ter camera DSLR ou mirrorless; para compatibilidade com os flashes disponíveis no curso, pode ser equipamento Canon, Nikon, Olympus/Panasonic.
-
Conhecimento basico de fotografia digital (exposição em modos M, A (Av), S (Tv); profundidade de campo, velocidade, abertura, ISO, distância focal)
-
Não precisa ter flash externo para participar; ou caso tenha pode usar seu
próprio equipamento para aprendizado.
Equipamentos disponíveis para os alunos:
-
- 5 transceivers – podem ser usados como transmissores ou receptores de
rádio frequência, e aceitam diversas marcas de câmeras; pode-se misturar
flashes de marcas diferentes também.
-
- 3 flashes Nikon, comandáveis direto por câmeras Nikon com pop-up flash,
ou diversas marcas e modelos de câmeras com o uso dos transceivers.
-
- 3 flashes Cactus, também comandáveis por transceivers a partir de diversas marcas e modelos de câmeras.
-
- Diversos tipos de modificadores, sendo os usuais em estúdio e alguns específicos para flashes portáteis (speedlites)
MÓDULO 1 – SOBRE O FLASH (2,5h)
Como funciona o flash portátil (speedlite)
-
- Carga – como é – acumulação prévia de energia das pilhas
-
- tempo de disparo
-
- potencia/número guia (watts)
-
- velocidade de sincronismo – HSS (High Speed Sync)
-
- TTL
-
- Ajuste manual
Fatores a considerar:
Distância, abertura, GN
Flash como luz primária
Flash em combinação com luz contínua o Fotômetro de flash
Avaliação por histograma / indicação de superexposição (highlights)
Por que flash fora da câmera
-
- flash pop-up
-
- flash na sapata da câmera
o direto
o difundido em acessório (mostrar quais)
o rebatido em teto
o opçãodeusodeparedeourebatedorlateral
- flash fora da câmera
o com cabo conexão, manual ou TTL
o com fotocélula (flash escravo)
o com disparo dedicado (sistema proprietário, TTL e manual, com
possibilidade de ajuste remoto de potencia)
o com disparo por rádio, com ou sem ajuste remoto de potencia
§ disparo único
§ emulando TTL (com pré-flash)
§ diferença entre as duas modalidades em relação à medição
de luz
MÓDULO 2 – USANDO FLASHES OFF CAMERA (2,5h)
Padrões de iluminação
Luz dura vs. Luz suave
-
- a sombra diferencia
-
- interpretação
-
- lei do quadrado inverso das distâncias
-
- como distância flash-objeto-fundo influi no resultado geral da foto
-
- tamanho da fonte de luz (flash+modificador) vs. contraste entre luz e sombra)
Flash com sol; dia nublado; flash direto; flash com difusão de uma parede ou teto
O efeito do mesmo flash em motivos de tamanho diferentes
Modificadores (apresentação teórica)
-
- Flash sem modificador e com modificador – diferenças
Imagens feitas com diversos modificadores e mesmo flash
Uso de refletor como modificador auxiliar
O que considerar na escolha dos modificadores
Objetivo da fonte de luz (principal, secundária (amortecimento gradual de sombra, contorno (rim), cabelo, iluminação do fundo
Tipos de modificadores
o Sombrinha difusora
o Sombrinha rebatedora
o Beauty dish
o Softbox – com um ou dois difusores
o Stripbox (softbox com características diferenciadas)
o Octobox – com flash direto – diferença para o softbox o Octobox – com flash refletido (invertido para o fundo)
o Refletor com barndoor
o Snoot
o Refletores off flash
o Painéis negros
Uso de flash com luz do dia – prévia da próxima aula. (rápida explanação do que serátratado)
- Necessidade de portabilidade – uso da luz natural como fonte primária e como secundária
Como calcular fatores de exposição do sensor à luz, considerando intensidade da luz natural, profundidade de campo desejada, movimento do motivo
MÓDULO 3 - Prática de locação externa – 3h/aula com modelo (*)
-
- Detalhamento dos itens apresentados no final da aula anterior, na prática
-
- uso de sombrinha rebatedora e difusora
-
- uso de acessórios específicos (Rogue)
MÓDULO 4 - Prática de estúdio (ou locação interna) – 3 h/aula com modelo (*)
- alunos começam como ajudantes de estúdio, e depois assumem o protagonismo.
- estúdio básico com 1 a 3 fontes de luz (principal, cabelo, rim ou fundo), e rebatedor para atenuar luz principal se desejado.
o Começo com uma luz, uma luz e rebatedor, duas luzes, três luzes
o Vários modificadores serão vistos
- Variações de posição da luz principal e do modificador, e seus efeitos
- Medição de luz via fotômetro e via câmera
(*) vai depender da quantidade de alunos e da disponibilidade de equipamentos. Horários e tempo ajustados em função da turma.
AULA DE FECHAMENTO – EM SALA DE AULA EM DATA POSTERIOR, OU COM O GRUPO IMEDIATAMENTE APOS A SEGUNDA AULA PRATICA SE O CURSO FOR TODO EM FINAIS DE SEMANA.
VALORES:
Valor definido para as turmas regulares desse curso, considerando turmas reduzidas com até 5 pessoas: R$ 630 em cartão de crédito, uma parcela (parcelamento possível, com juros do cartão); à vista R$ 600. Mais custo de modelos (normalmente ajuda de custo, definido antes de cada turma);
Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais, e pre-inscrições
CONTATOS:
Cel e whatsapp 21 987974686 Email: ary.amarante@gmail.com @aryamarante instagram
Ary Amarante (facebook)
Consulte-nos sobre agenda e forma de pagamento pelo ary.amarante@gmail.com.