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Depois de algumas fotos na água, voltar
Ensaio com Anna Myrian _sereiandovieira,
Ensaio incrível com Thais Melo _thaismel
Ensaio com _mallu_liberato_#portrait #po

STROBIST STUDIO

Este é um novo curso, desenvolvido ao longo de alguns meses nos quais estudei tecnicas com diversos especialistas, e pratiquei com os diversos equipamentos citados neste descritivo. O curso se propõe a explicar o uso de flashes portateis desde os conceitos basicos de seu funcionamento atéseu uso de forma criativa, explorando o uso simultaneo de até4 unidades, com diversos tipos de modificadores e a explicacão do porque de seu uso, incluindo pratica em ambiente externo e estúdio.

 

Carga horaria aproximada:

4 a 5 horas de aula teorica com slides, em sala de aula
3 horas em locação, diurna
3 horas em estúdio

2 horas revisao de material em sala de aula – fechamento do curso

total de 12 a 13 horas /aula

 

Opções de distribuição das aulas:

aulas teoricas em duas noites, em dias uteis + aulas praticas em um final de semana, sabado e domingo
ou

3 dias em dois finais de semana; uma aula teorica longa em um sabado, 2 praticas no final de semana seguinte.

 

A definicao de datas pode ser em turmas pré-marcadas ou em ajuste com os alunos interessados. Expectativa de início: segunda semana de Novembro 2017.

 

Pré-requisitos:

  • Precisa ter camera DSLR ou mirrorless; para compatibilidade com os flashes disponíveis no curso, pode ser equipamento Canon, Nikon, Olympus/Panasonic.

  • Conhecimento basico de fotografia digital (exposição em modos M, A (Av), S (Tv); profundidade de campo, velocidade, abertura, ISO, distância focal)

  • Não precisa ter flash externo para participar; ou caso tenha pode usar seu

    próprio equipamento para aprendizado.

 

Equipamentos disponíveis para os alunos:

  • -  5 transceivers – podem ser usados como transmissores ou receptores de

    rádio frequência, e aceitam diversas marcas de câmeras; pode-se misturar

    flashes de marcas diferentes também.

  • -  3 flashes Nikon, comandáveis direto por câmeras Nikon com pop-up flash,

    ou diversas marcas e modelos de câmeras com o uso dos transceivers.

  • -  3 flashes Cactus, também comandáveis por transceivers a partir de diversas marcas e modelos de câmeras.

  • -  Diversos tipos de modificadores, sendo os usuais em estúdio e alguns específicos para flashes portáteis (speedlites)

 

MÓDULO 1 – SOBRE O FLASH (2,5h)

Como funciona o flash portátil (speedlite)

  • -  Carga – como é – acumulação prévia de energia das pilhas

  • -  tempo de disparo

  • -  potencia/número guia (watts)

  • -  velocidade de sincronismo – HSS (High Speed Sync)

  • -  TTL

  • -  Ajuste manual

Fatores a considerar:
Distância, abertura, GN

Flash como luz primária

Flash em combinação com luz contínua o Fotômetro de flash

Avaliação por histograma / indicação de superexposição (highlights)

Por que flash fora da câmera

  • -  flash pop-up

  • -  flash na sapata da câmera

    o direto
    o difundido em acessório (mostrar quais)
    o rebatido em teto
    o opçãodeusodeparedeourebatedorlateral

- flash fora da câmera
o com cabo conexão, manual ou TTL
o com fotocélula (flash escravo)
o com disparo dedicado (sistema proprietário, TTL e manual, com

possibilidade de ajuste remoto de potencia)
o com disparo por rádio, com ou sem ajuste remoto de potencia

§ disparo único
§ emulando TTL (com pré-flash)
§ diferença entre as duas modalidades em relação à medição

de luz

 

MÓDULO 2 – USANDO FLASHES OFF CAMERA (2,5h)

Padrões de iluminação

Luz dura vs. Luz suave

  • -  a sombra diferencia

  • -  interpretação

  • -  lei do quadrado inverso das distâncias

  • -  como distância flash-objeto-fundo influi no resultado geral da foto

  • -  tamanho da fonte de luz (flash+modificador) vs. contraste entre luz e sombra)

 

Flash com sol; dia nublado; flash direto; flash com difusão de uma parede ou teto

O efeito do mesmo flash em motivos de tamanho diferentes

Modificadores (apresentação teórica)

  • -  Flash sem modificador e com modificador – diferenças

Imagens feitas com diversos modificadores e mesmo flash

Uso de refletor como modificador auxiliar

O que considerar na escolha dos modificadores
Objetivo da fonte de luz (principal, secundária (amortecimento gradual de sombra, contorno (rim), cabelo, iluminação do fundo

Tipos de modificadores

o Sombrinha difusora
o Sombrinha rebatedora
o Beauty dish
o Softbox – com um ou dois difusores
o Stripbox (softbox com características diferenciadas)

o Octobox – com flash direto – diferença para o softbox o Octobox – com flash refletido (invertido para o fundo)

o Refletor com barndoor

o Snoot
o Refletores off flash

o Painéis negros

 

Uso de flash com luz do dia – prévia da próxima aula. (rápida explanação do que serátratado)

- Necessidade de portabilidade – uso da luz natural como fonte primária e como secundária

Como calcular fatores de exposição do sensor à luz, considerando intensidade da luz natural, profundidade de campo desejada, movimento do motivo

 

MÓDULO 3 - Prática de locação externa – 3h/aula com modelo (*)

  • -  Detalhamento dos itens apresentados no final da aula anterior, na prática

  • -  uso de sombrinha rebatedora e difusora

  • -  uso de acessórios específicos (Rogue)

     

MÓDULO 4 - Prática de estúdio (ou locação interna) – 3 h/aula com modelo (*)
- alunos começam como ajudantes de estúdio, e depois assumem o protagonismo.

- estúdio básico com 1 a 3 fontes de luz (principal, cabelo, rim ou fundo), e rebatedor para atenuar luz principal se desejado.

o Começo com uma luz, uma luz e rebatedor, duas luzes, três luzes

o Vários modificadores serão vistos
- Variações de posição da luz principal e do modificador, e seus efeitos

- Medição de luz via fotômetro e via câmera

(*) vai depender da quantidade de alunos e da disponibilidade de equipamentos. Horários e tempo ajustados em função da turma.

 

AULA DE FECHAMENTO – EM SALA DE AULA EM DATA POSTERIOR, OU COM O GRUPO IMEDIATAMENTE APOS A SEGUNDA AULA PRATICA SE O CURSO FOR TODO EM FINAIS DE SEMANA.

 

VALORES:

Valor definido para as turmas regulares desse curso, considerando turmas reduzidas com até 5 pessoas: R$ 630 em cartão de crédito, uma parcela (parcelamento possível, com juros do cartão); à vista R$ 600. Mais custo de modelos (normalmente ajuda de custo, definido antes de cada turma);

Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais, e pre-inscrições

CONTATOS:
Cel e whatsapp 21 987974686 Email: ary.amarante@gmail.com @aryamarante instagram
Ary Amarante (facebook)

 

Consulte-nos sobre agenda e forma de pagamento pelo ary.amarante@gmail.com.

 

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